NOSSA CAMAÇARI
nation2.com

comunidades.net

Eventos

Trilhas sonoras de filmes dão o tom do 5º concerto da Sinfônica Popular no dia 27

 

Para homenagear o mês das crianças, o 5º Concerto da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira terá como tema a trilha sonora de filmes voltados ao público infantil. Mas a apresentação promete agradar o público de todas as idades, afinal, qual adulto de hoje não se encantou com a primeira versão de “A Fantástica Fábrica de Chocolates”? Desta forma, o evento – que acontece no dia 27 de outubro, às 19h, no Teatro Cidade do Saber (TCS) – promete mexer com as emoções de muita gente.
“Boa parte dos filmes possuem músicas orquestrais em suas trilhas sonoras, vamos aproveitar isso e fazer um grande espetáculo”, afirma o maestro da Sinfônica Popular, Bira Marques. O Rei Leão, Os trapalhões, O Incrível Hulk, Popeye, Tarzan, A Fantástica Fábrica de Chocolates e Super Homem são alguns dos filmes que terão músicas de suas trilhas sonoras executadas no palco.
Para não perder essa apresentação, o público deve ficar atento, pois os 400 ingressos disponíveis serão vendidos no dia do concerto, na bilheteria do TCS, a partir das 14h, pelo preço simbólico de R$ 1.
Orquestra – a Sinfônica Popular, regida pelo maestro Bira Marques, está entre as mais recentes conquistas da cena artístico-cultural de Camaçari. O seu surgimento dinamiza um novo panorama da cidade, que se relaciona com o fortalecimento da cidadania cultural, na qual o acesso à arte tem que ser democratizado, e sua produção e consumo estimulados.
Trabalha o seu repertório com interesse no grande público, executando desde peças eruditas a sucessos da música popular brasileira, sintonizada com a cultura nacional, que valoriza o regional e o étnico.
Como um corpo artístico do Teatro Cidade do Saber e tendo a maioria dos seus músicos como professores do Projeto de Iniciação Musical da Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc); a Sinfônica Popular tem, dentre os seus objetivos principais, a formação de platéia. E formar público para determinado segmento artístico implica, dentre outras estratégias, em torná-los acessíveis, para conseqüentemente, desenvolver o hábito.
Ensaios a portas abertas para a população, um calendário anual de concertos a preços simbólicos, os concertos didáticos direcionados para os alunos da rede pública municipal, a apresentação de cameratas no ambiente escolar, o projeto de formação de orquestras infanto-juvenis – um resultado das aulas de instrumentos orquestrais nas escolas, viabilizadas pela Seduc – representam, desde já, as ações relacionadas à Sinfônica que se configuram como veículos para o envolvimento da comunidade local e para o estímulo à instituição de referências culturais diversas: vale ressaltar, de forma especial, entre as crianças e adolescentes do Município. É neste contexto, que vai do valor simbólico desta ser a primeira sinfônica municipal da Bahia; do posicionamento, já no próprio nome escolhido, de orquestra popular; de se relacionar com um projeto que “invade”, no melhor dos sentidos, as escolas; além do fato desta iniciativa compor um programa como a Cidade do Saber – é que se apresenta, a partir de 2011, a Sinfônica Popular: a orquestra de Camaçari para todo o mundo.

 

 

27ª Caminhada da Integração foi transferida para o dia 29

Um dos pontos do roteiro da 27ª Caminhada da Integração

A caminhada que seria realizada neste sábado dia 22 foi adiada para o dia 29 devido as fortes chuvas que atingem a região. A programação continua a mesma ver texto a abaixo:

 

A tradicional “Caminhada da Integração” completa quatro anos e a 27ª edição será festiva e terá inclusive bolo de aniversário no sábado dia 29.
A partida será as 6h da Pizzaria Ichiban, de onde os participantes irão de ônibus até Goes Calmon em Simões Filho de onde retornam caminhando até Camaçari, com a chegada prevista no novo Espaço Cultural Casa de Taipa.
Além da pratica saudável os participantes da caminhada conhecem novos lugares, tem contato direto com a natureza, interagem entre si e formam novas e valorosas amizades.

 

A camisa custa R$ 15,00 e 1 kg de alimento.

Os organizadores pedem para que os participantes não se esqueçam da doação de alimentos, pois este ato de solidariedade é uma das marcas mais importantes da caminhada.

Para adquirir uma camisa ligue:

8812 5209 Eliu 8770 8976 Nêgo

9963 5216 Julio da Gráfica